Pondo menu no Blog

Não costumo colocar aqui no [ganhandomundo ] tutoriais tão avançados para fazer modificações no template. Sempre prezo pela praticidade de recomendar o mínimo de alterações e que todos os blogueiros vasculhem a internet atrás de um layout o mais próximo do desejado. Fazer certas modificações no HTML de seu blog pode ser trabalhoso e o resultado nem sempre é satisfatório quando não se conhece muito desse tal HTML e suas linhas de código.
Por isso, antes de seguir com esse tutorial para aprender a inserir um menu horizontal no seu blog (caso ele não tenha), é fundamental tomar duas medidas de segurança. Essas medidas valem para tudo o que você for fazer em seu blog, mesmo as pequenas modificações:
1. Tenha sempre um blog de testes. Crie um blog só para fazer testes de layout, para aprender e entender o HTML e saber como usar novos gadgets, modificar cores, entre outras necessidades que podem surgir. Com este blog você pode ver os resultados antes de aplicar em seu blog original e aprende um pouco mais, sem se arriscar a perder um trabalho já bem feito.
2. Faça backup de seu layout e artigos. Uma prática pouco comum entre os blogueiros é salvar uma cópia de segurança de seus blogs. Por isso aprenda como fazer isso e faça backups regularmente de todas as partes de seu blog. É bem simples e temos aqui um tutorial completo que conta até mesmo com um vídeo-tutorial.

Backup blogger

Feito isso, agora vamos aprender como inserir um menu horizontal em seu blog. O que vem a seguir é um modelo pronto e que pode ser adaptado à maioria dos templates. Tem as cores personalizáveis pelo painel do Blogger, sem precisar mexer nos códigos e as suas dimensões (largura e fontes) também podem ser remodeladas.
Obs.: Não vou explicar para que serve cada código – até porque nem sei explicar bem para que serve tudo. É importante só modificar o que for indicado e seguir os passos corretamente. O objetivo desse tutorial não é ensinar a criar templates, nem como fazer modificações. É apenas para acrescentar melhorias objetivamente.
Inserindo um Menu Horizontal (Linkbar) no Template.
O Menu Horizontal é também conhecido por Linkbar ou barra de links linear e para começar, veja o resultado final no template que temos aqui e que você pode baixar para o seu blog. Lembrando que as cores e fontes são modificáveis, bem como a largura do menu
Template ferramenta basica
Agora, vá no painel do seu blog, para “Layout” ~> “Editar HTML” e clique em “Expandir modelos de widgets”, conforme a figura.
layout-editar-html-blogger
Primeira Parte: Inserindo as Variáveis.
Esse código vem logo no início de seu blog e é o que determina a configuração de cores e fontes. Procure pelo seguinte linha, logo no início:


/* Variable definitions
====================


Se isso existe em seu código, será logo abaixo da marcação “/* Variable definitions” que você vai inserir os códigos das variáveis do menu horizontal. Aí já devem existir outras variáveis de seu template que devem permanecer. Assim, insira as linhas abaixo, por inteiro, sem o que estiver indicado em vermelho.


/* Variable definitions
====================








*/

Agora, se o seu código-fonte não tem a marcação indicada, copie todo o código acima, até com o texto em vermelho, e cole abaixo da seguinte linha que está no início do código:
*/

Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre