PRECONCEITO RACIAL UMA FORMA DE EXCLUSÃO SOCIAL


Preconceito racial e Discriminaçao.

Segundo o dicionário Aurélio, preconceito significa: “Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida”. E discriminação significa: “Ato ou efeito de discriminar”, ou seja, a capacidade que você tem de discernimento sobre determinado assunto.
A abolição da escravidão “terminou” em 13 de Maio 1888 e o fim do tráfico de escravos acabou em 1854 com a Lei Nabuco de Araújo. E você pensa que isso terminou mesmo? “Acabou” apenas o segundo.

Devido a fatores históricos e culturais, a nossa sociedade, infelizmente, é preconceituosa. E o pior disso tudo é que discriminação é crime imprescritível, não se prescreve, e inafiançável, não paga fiança para sair da prisão. Você entende isso? Entretanto, o que é grave mesmo é que “ninguém” vai preso.
Agora, esse tipo de pensamento não surge nem se adquire do nada, por que será que ainda pensamos assim? Infelizmente, ainda existem pais que possuem isso, principalmente, os descendentes de europeus e de asiáticos que desde quando a criança é pequena já vai implantando esse tipo de pensamento preconceituoso e racista. Diga-me uma coisa, qual é a diferença entre um branco, um negro e um asiático? A não ser, claro, a cor.
“Possuímos” tantas informações e ainda somos alienados e aculturados. Por que isso?
Na constituição brasileira de 1988, no art. 5°, diz: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, à propriedade”.
A única “coisa” que precisamos é buscar informação e transformá-la em conhecimento. Então sim, seremos, aprenderemos e mudaremos nossas atitudes e pensamentos sobre o mundo, ou seja, tornaremos pessoas conscientes.A exclusão social de um modo geral caracteriza-se por afastar o indivíduo do meio social em que vive. Pode estar relacionada a vários fatores sejam eles, políticos econômicos, religiosos, entre outros.
O preconceito racial é uma forma de exclusão social bastante comum no mundo, porém, pode-se observar que o Brasil, apesar de ser um país com população em sua maioria negra ou afro descendente, o racismo é uma prática muito freqüente, o que nos leva a pensar em qual seria o verdadeiro motivo para tamanha discriminação.
Os antecedentes históricos mundiais podem ser considerados como prova de que o negro sempre foi discriminado em todos os aspectos, não tinham, por exemplo, direito à escola e até a lei do ventre livre ser decretada, não tinham direito nem sobre seus filhos, pois, esses na hora do nascimento eram considerados propriedades dos senhores, como eram chamados os homens de pele branca que tinham condições financeiras de manter sobre seu poder vários escravos e quanto maior a quantidade maior seria o seu prestígio na sociedade.
É fato real que no mercado de trabalho e na sociedade as pessoas de cor de pele negra são menos aceitas que pessoas de pele branca. É obvio que a cor da pele não julga a competência de ninguém, mas, infelizmente, o preconceito existe e deve ser combatido no Brasil, um país negro por natureza, que ainda não aceitou ou não conseguiu aceitar esta realidade.
É preciso que os negros sejam vistos e tratados como pessoas comuns e normais que são, e não como inferiores aos brancos. Esse é apenas o primeiro passo para à sociedade se tornar menos preconceituosa.

Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários abaixo.


Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre