Processadores utilizando neurônios Biológicos

A muitos anos os humanos vem tentando construir humanóides muito semelhantes a nós, porém ainda nenhuma empresa ou cientistas conseguiram tal ato, porém atualmente um projeto pode mudar esta realidade. Construindo robôs com Neurônios Biológicos, ou seja, utilizando além de peças de computador convencional, acoplando uma espécie de “cerebro” construído em laboratório.
7022397_brainbot_225_300
Neste estudo foi acoplado neste processador com neurônios biológicos a um pequeno robôzinho, e o mesmo conseguiu desviar de obstáculos sem ter sido necessário programá-lo, ou seja, o robô aprendeu a desviar dos obstáculos graças a células de neurônios biológicos. A pesquisa irá trazer aos cientistas mais esclarecimentos de diversas doenças cerebrais dentre elas o Mal de Parkinson e Alzheimer e assim futuramente possa a ajudar a entender e a criar uma cura para estes diversos tipos de doenças, ainda como é um projeto inicial não se sabe quando estará disponível, provavelmente ainda deve demorar muitos anos até que tenhamos Robôs com neurônios biológicos no mercado


Sistema mistura um cérebro biológico com componentes eletrônicos.
 Projeto realizado no Reino Unido defende a ideia de que parte da estrutura molecular humana pode dar a robôs a capacidade de tomada de decisão. Nos testes realizados em laboratório, neurônios de rato foram inseridos em um autômato que passou a se movimentar de forma a desviar de obstáculos – habilidade que não foi programada mas aprendida pelo mini-cérebro. A próxima etapa envolve o uso tecido humano.
De acordo com um artigo publicado pela h+ Magazine, o professor Kevin Warwick e sua equipe no Departamento de Cibernética da University of Reading estão tentando desenvolver uma maneira de fundir estruturas moleculares humanas com computadores ou robôs.
Em entrevista à Geek, Warwick disse que seu projeto é uma sequência de antigos estudos de inteligência artificial, onde, em teoria, poderia-se criar uma estrutura de rede neural com tecido humano.
Um projeto como esses pode gerar um certo temor de uma “rebelião das máquinas” no público em geral, nos moldes dos filmes Matrix e Exterminador do Futuro. Questionado sobre essa possibilidade, o professor mostrou-se cauteloso: “precisamos aprender sobre todas as possibilidades para se certificar de que nada de errado aconteça. Se esta pesquisa é feita abertamente e é relatada de forma sensata na mídia de um modo geral, como esta está sendo, então nada de errado deve acontecer. Me preocupo diariamente em garantir que não haja nenhum tipo de estudo em curso que o mundo não conheça”.
Warwick (que tem um dispositivo implantado no braço esquerdo que permite que seu sistema nervoso seja conectado a um computador) e seu colega, o professor Ben Whalley, criaram recentemente um robô que recebeu cerca de 300 mil neurônios de rato, cultivados em laboratório.
Os picos de atividade elétrica dos neurônios foram então conectados à saídas de sensores de distância do robô, que se mostrou capaz de se locomover sem encostar nas paredes, demonstrando que o organismo deu ao robô uma significante capacidade de tomada de decisões. O “senso direcional” do robô foi aprendido pelo pequeno cérebro e não previamente programado por software.
“Esta nova pesquisa é tremendamente excitante primeiramente pelo fato de o cérebro biológico controlar seu próprio corpo robótico móvel. Além disso, ela irá nos permitir investigar como o cérebro aprende e memoriza suas experiências. Esta pesquisa representa um avanço de nossa compreensão sobre como os cérebros funcionam, e poderia ter um efeito profundo em muitas áreas da ciência e da medicina.” – disse Warwick.
Segundo um comunicado de imprensa divulgado no site da universidade, o cérebro biológico do robô é composto por neurônios que são colocados em uma matriz com 60 eletrodos encerrados em uma cápsula. Os eletrodos recebem os sinais elétricos gerados pelas células, que são então utilizados para direcionar o movimento do robô.
Cada vez que o robô se aproxima de um objeto, sensores enviam sinais para estimular o cérebro. Em resposta, a saída do cérebro é usada para acionar as rodas do robô, esquerda e direita, de modo que ele se mova evitando atingir objetos. O robô não tem nenhum controle adicional de um humano ou um computador, o seu único meio de decisão é a partir do seu próprio cérebro.
Essa resultado é um passo importante para descobrir como as memórias criam estruturas neurais no cérebro, e como determinadas informações são armazenadas, além de um melhor entendimento quanto à doenças e distúrbios como Alzheimer, Parkinson, derrame e lesão cerebral. O estudo dessas doenças, e não a criação de um robô humanizado, é a principal motivação de Warwik e equipe.
“Para qualquer ser humano, uma ação pode ser repetida até sentir-se que tal atitude está se tornando automática – bem, de fato, as conexões em seu cérebro estão reforçando de forma eficaz o processo de repetição em busca do movimento automático – com o cérebro de rato do robô realmente podemos olhar para estas ligações de reforço dia-a-dia sob o microscópio. É fascinante”, completou Warwick.
  Veja o vídeo com uma demonstração do ciborgue
FONTE IG Tecnologia

Você acha que os chamados Humanoides podem algum dia ser totalmente altonomos ? que se inseridos na sociedade poderiam ameaçar a liderança humana ? deiche sua opniao. comente sobre o assunto

3 comments

Anônimo
setembro 21, 2010

Com a tecnologia avançada acho possivel sim ter humanoides nao como nos filmes mas que sejam parte do dia dia isto num futuro muito distante.. visita ae.. tecnologiabolgspace.blogspot.com

Fabiana Lucena
setembro 21, 2010

Um monde de robos a nossa volta fazendo tudo que quisermos. rsrs as mulheres querem eles para afazerres domesticos... um sonho rsrrs

silvia vanderlei couto
setembro 21, 2010

eu achei o robo iguau um binogulus e depois vi que era um robo deverdadi.

Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre