Livro “1822” de Laurentino Gomes


Capa do livro e pintura de D. Pedro I
Capa do livro e pintura de D. Pedro I
1822 é tão interessante quanto “1808” 
Lançado em 2007, até hoje o livro-reportagem “1808” recebe elogios e continua vendendo. A última contagem da editora Planeta chega a 700 mil exemplares da obra sobre a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil. Também rendeu a Laurentino Gomes o prêmio Jabuti na categoria não-ficção.
O sucesso, concordam críticos e leitores comuns, se deve a forma prazerosa da escrita e a revelação de curiosidades históricas que, provavelmente, nunca irão aparecer nos livros didáticos de História do Brasil.
Três anos depois e no rastro das comemorações dos 188 anos da Independência do Brasil, o curioso jornalista oferece aos leitores a continuidade dessa história. Em “1822” ele começa onde parou. Ou seja, o que aconteceu por aqui depois da volta de D. João VI para Portugal, tendo como ponto alto a decisão de D. Pedro às margens do riacho Ipiranga.
O foco continua sendo o perfil pouco conhecido dos principais personagens. Não à toa, o complemento do título é “Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado”.
“Este livro procura explicar como o Brasil conseguiu manter a integridade do seu território e se firmar como nação independente em 1822”, explica o autor. “A Independência resultou de uma notável combinação de sorte, acaso, improvisação, e também de sabedoria de algumas lideranças incumbidas de conduzir os destinos do país naquele momento de grandes sonhos e perigos”.

Escrita no estilo jornalismo literário, a prosa de Laurentino Gomes está longe dos relatos enfadonhas que priorizam nomes, datas e o discurso oficial. Assim como na empreitada anterior, no novo livro interessa ao autor fatos curiosos, a personalidade dos protagonistas e, principalmente, o “como” as coisas aconteceram.
Ao terminar de ler “1822”, ficam lições de História: 1) a Independência do Brasil tinha tudo para dar errado; 2) apenas o aventureiro D. Pedro poderia ter separado o País de Portugal num ato quase impensado; 3) o Brasil de é fruto da capacidade de vender obstáculos que pareciam insuperáveis em 1822.
De acordo com o autor, o novo país nascia falido, analfabeto, sem soldados e armas para enfrentar reações de Portugal e de algumas províncias, muitas delas já querendo a República. “As dúvidas a respeito da viabilidade do Brasil como nação coesa e soberana, capaz de somar os esforços e o talento de todos os seus habitantes, aproveitar suas riquezas naturais e pavimentar seu futuro persistiram ainda muito tempo depois da Independência”, afirma Laurentino, na apresentação do livro.
É justamente nesse tempo de instabilidade que surge a Constituição de 1824, que já trazia ideias como a reforma agrária, o estímulo à agricultura familiar, proteção das florestas, respeito aos índios, educação para todos e a transferência da capital do Rio de Janeiro para algum ponto da região Centro-Oeste.
“Nem todas essas ideias saíram do papel, em especial que diziam respeito à melhor distribuição de renda e oportunidades em uma sociedade absolutamente desigual”, ressalta o autor, que mais uma vez cumpre a função de decifra os fatos e seres humanos por trás dos mitos da historiografia oficial da formação do Brasil.
Fotos
    Capa do novo livro de Laurentino Gomes
    o link foi removido pelo administrador de servidores, o blog ganhandomundo não hospeda arquivos apenas direciona para os servidores, caso o problema persistir favor comuniquem 
                                                     
                                                        


3 comments

janeiro 02, 2011

Link inválido e mesmo se tivesse válido era para o livro 1808.....

janeiro 02, 2011

o link foi removido pelo administrador de servidores, o blog ganhandomundo não hospeda arquivos apenas direciona para os servidores, caso o problema persistir favor comuniquem

Anônimo
novembro 08, 2011

oi boi

Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre