Furacão categoria 5

Furacão Catrina,Irene

Neste céculo a terra esperimentou a fúria de tornados, vendavais, ciclone e furacões destruidores, estes que desde 1953 recebem nomes e de preferência mulheres dado pelos militares nos EUA, teve início segundo historiadores com um meteorologista Australiano no seculo 20.

Damos início a nossa lista no ano de 1935  Furacão Los Cayos . Categoria 5
Atingiu as regiões de Bahamas,Ilhas Andros e em "Cayos" Atois da Flórida e Virginia dando nome ao furacão 
Os danos atingiram cerca de 6 mílhões de dólares. Deichou cerca de 400 mortos nos atois, estes veteranos de guerra que trabalhavam no local.


Furacão Camille  Categoria 5  foi sentido nas Ilhas caimám, Cuba, Golfo do México, costa do Mississippi,Tennessee, Kentucky e Virgínia.
Os danos estimados foram de 1.400 milhões de dólares , as mortes causadas pelo furação foi devida a grandes inundações provocadas pelos ventos que seriam acima de 240 km por hora na Virgínia.


Furacão Gilbert 1988 categoria 5 Jamáica, Iha Grande Cayman, penínçula de Yucatam, Texas e América Central sentiram o poder deste destruidor furacão. Seus danos chegaram  a 5 bílhões de dólares .segundo governo o americano.

Em 1989 um ano após o Gilbert o Furacão Hugo chega as Ilhas Leeward e St Croix, Porto Rico e tocou o solo em Charleston Carolina do Sul .
Destruição estimada de 7 a 9 bílhões de dolares nos EUA e 1 bilhão em Porto Rico e Ilhas Virgens, suas vítimas nos EUA foi de 21 mortos e 5 em Porto Rico.

Um dos nomes de furação masi falado na década de 90 foi o Andrew  furação de categoria 5 que em 1992 atingiu Bermudas,Porto Rico, Bahamas, Sul da Flórida, Golfo do México e Lousiania .
Custos de 34 milhoes de dólares somente nos estados unidos com foco na Flórida por conta dos fortes ventos.
Causou a morte de 23 pessoas nos EUA e 3 nas Bahamas.

Em 1998 o Furação Mitch em categoria 5 foi sentido na penínçula de Yucatam América Central e Sul da Flórida.
Com danos profundos devastou grandes regiões da Nicarágua Honduras causando prejuizos incalculáveis a agricultura da América Central cerca de 5 bílhões de dolares equivanelte a 15% do PIB *(pib, produto interno bruto) da região .
Suas vítimas foram cerca de 9.000 mil mortos e outros 9.000 desaparecidos na América Central. Seus prejuízos foram mais pelos alagamentos que causaram deslizamentos inundações e correntes fortes .

O Furacão Ivan  em 2004 de categoria 5 também foi muito falado causando destruição em Granada,Windward, República Dominicana, Jamáica, Gran Caimám, oeste de cuba, Alabama e estados do Golfo do México EUA
O Ivan arrasou Gran Caimam destruindo 95% das propriedades ou quase total destruição.
 Danos estimados em 14.200 milhoes de dólares. mortos: 25 EUA, 90 em Granada, 17 Jamáica, 4 República Dominicana, 3 Venezuela, 2 nas Ilhas Caimam, 1 Tobago

2005 Furacão Catrina  um dos mais devastadores da história atingiu Bahammas Nova Orleans Sul da Flórida Golfo do México, Lousiana,Mississippi e Alabama, Danos de mais de 75 milhões de dólares  o furacão destruiu 80% em Nova Orleans  em categoria 5 . As vítimas do Catrina chegou a 1.300 mortes.
Seus danos se deram a ruptura de 2 diques para uma cidade que esta abaixo do nível do mar então causou inundação da cidade . 

Furacão Wilma   de categoria 5 atingiu a Península de Yucatan, México, Haiti, Cuba e Flórida (EUA). Se formou em 20 de outubro de 2005. Ao se formar Wilma era considerado de categoria 5 na Escala de Furacões de Saffir-Simpson, ao atingir o México estava classificado como categoria 4 e poupou a ilha de Cuba chegando na categoria 3 com ventos de 190 km/h. Foi para categoria 2 depois que grande parte do furacão já havia saído da ilha de Cuba
300.00 mil habitações destruidas e o maior apagão da história que afetou 6 milhões de pessoas
com o total de 55 mortos .Nunca um furacão atingiu os 882 milibares de pressão mínima.

Em curso : agosto de 2011
O furacão Irene que segundo autoridades americanas ainda não está totalmente disperço já causou a morte de 19 pessoas nos estados da Virgínia e Carolina do Norte . No dia 27 de agosto perto do cabo Lookout, na Carolina do Norte,o furacão irene toca a terra nos Estados Unidos, com ventos sustentados de 140 km/h, seus ventos que no máximo foram de 140 km hora .Ao todo, 370 mil pessoas precisaram ser retiradas de suas casas no fim de semana e o sistema de transporte público da cidade, que movimenta mais de 8 milhões de pessoas diariamente, ficou fechado por ordem do Prefeito Bloomberg desde sábado, ao meio-dia, e reabriria na manhã de hoje 29 .Com medidas drásticas de segurança o prefeito obteve críticas porem diz ter o máximo de precausão já que os alarmes anteriores causaram muitas perdas que poderiam ser evitadas com as medidas que hoje foram tomadas afirma Bloomberg. 

Ultimas informações do furacão Irene  29/08/2011


Agora rebaixado a tempestade tropical com ventos internos de 80 km hora nesta segunda-feira 29 de agosto se desloca para o território Canadense  perdendo forças até agora contabilizou-se 21 mortes e Segundo estimativas preliminares, o furacão Irene muito provavelmente será um desastre de 10 bilhões de dólares (16,12 bilhões de reais), quebrando recorde de 2008 para prejuízo de desastres por ano. na categoria 3 na escala Saffir-Simpson.

Veja uma simulação de furacoes de escala 1 a 5 e os danos que causam nesta animação .









Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre