Tecnologia 3G

Tecnologia 3G

 Tecnologia 3G alta velocidade em tráfego de dados e voz, celulares modernos e tablets já ultilizam esta tecnologia
Ao pensarmos no termo 3G, fica claro que houve versões anteriores da tecnologia, já que ele designa a terceira geração das redes móveis.

Resumidamente, podemos dizer que 1G refere-se ao sistema analógico de telefonia celular, que era utilizado exclusivamente para tráfego de voz.

O 2G presenciou o nascimento do telefone celular digital, cuja tecnologia é muito boa para o tráfego de voz, porém deixa a desejar quando o assunto é transmissão de dados em alta velocidade. Isto acontece porque o meio utilizado para transmissão de dados é basicamente o mesmo utilizado para transmissão de voz. Ou seja, a largura de banda é limitada.

Em uma pesquisa realizada com uma média de 300 pessoas perguntando-lhes se usariam ou conhessem a tecnologia 3G ou se usariam e obteve-se o seguinte resultado no gráfico abaixo ,
Tecnologia 3G
Considerando que a maioria já aprova o sistema 3G podemos então dizer que a maioria no país já conhece a tecnologia ou já iuviram falar .


Em 2007 quando foram liberadas as operadoras a investirem no ramo 3G ficou assim as ações das empresas de telefonia .
O leilão 3G incentivou a alta das ações das teles ontem. Investidores aproveitaram o leilão para ajustar o preço de alguns papéis que julgavam subavaliados, entre eles a TIM. Na lista de maiores altas estiveram com as ações preferenciais (PN) da Vivo (+6,51%); os papéis ordinários (ON) da Telemar (+6,48%) e os ON da TIM (+5,78%).
 A analista da corretora Brascan, Beatriz Batelli, diz que os altos preços pagos no leilão não justifica essa valorização dos papéis. "As empresas terão de desembolsar um valor muito maior do que o esperado". Por outro lado, o analista de um banco de investimento nota que o episódio mostra a disposição das companhias em buscar novos mercados e, desta forma, conseguir novas fontes de receita.


A partir do crescimento da demanda por tráfego de dados, ficou evidente a necessidade do desenvolvimento de uma tecnologia que permitisse a transmissão e a recepção de dados em alta velocidade. Assim, finalmente chegamos à tecnologia 3G, cuja principal inovação ao usuário de telefone celular é a navegação na Internet sem a utilização de fios, suportando tráfego de dados em alta velocidade e com maior eficiência. A variação da velocidade de um celular 3G é de 384 Kbit/s (Kilobits por segundo) até 7,2 Mbit/s (Megabits por segundo), permitindo o download de arquivos como jogos, músicas e vídeos, além de aplicações como vídeo chamada.

Mas esta tecnologia não se restringe aos telefones celulares convencionais. Utilizando-se modems ou cartões de dados com tecnologia 3G, os computadores e notebooks também podem ser conectados à Internet. Existem também os roteadores 3G, que permitem o compartilhamento do acesso à Internet para diversos usuários.
Tablets com Tecnologia 3G

Tablets Com 3G ou PC com internet a cabo ?
Mas nem tudo e mar de rosas, pois os tablets que ainda não é tão popular como os smartphones já perdem força devido a alguns aspéctos ,em uma entrevista um analista americano disse o seguinte

“As vendas dos tablets 3G têm sido muito devagar”, declarou o analista, baseado em entrevistas com diversas grandes fabricantes, incluindo Motorola e Samsung. “Tablets são bichos diferentes dos smartphones e muito mais parecidos com um computador comum, em que você tende a usar sentado e conectado a uma rede WI-FI”.
Talvez fato isolado nos EUA , mas temos que ficar atentos se é viavel e escolher entre smatphones mais caros ou tablets mais baratos, confira abaixo onde a tecnologia 3G se aplica no contesto de falta de disponibilidade de outras tecnologias, como Internet cabo Antena ou satélite. 

Para as operadoras que não possuem rede de conexão fixa, o acesso 3G é a solução ideal para oferta de banda larga;
  • Acesso à Internet em áreas rurais;
  • Com a utilização de um roteador 3G, uma operadora pode oferecer o compartilhamento do acesso à Internet para usuários que possuem mais de um computador. Existem ainda roteadores 3G que possuem uma porta para a conexão de um aparelho telefônico tradicional, permitindo a oferta dos serviços de voz e dados combinados num único produto;
  • Compartilhamento do acesso 3G em eventos especiais (convenções, feiras e shows, entre outros), onde o acesso à Internet por meio de um ponto fixo muitas vezes não é oferecido devido à falta de infra-estrutura;
  • Viajantes em ônibus, trens ou embarcações podem manter-se conectados e desfrutando de todas as facilidades da Internet;
  • Alguns roteadores possuem duas interfaces de conexão com a rede, geralmente uma fixa (porta Ethernet) e outra 3G. Deste modo, o usuário estará sempre conectado, evitando os transtornos causados por quedas temporárias na rede de telefonia celular.

Sem dúvida, a tecnologia 3G é uma realidade em centenas de países de todo o mundo e está crescendo exponencialmente no mercado brasileiro.

Porém, como a demanda atual pelo serviço 3G oferecido pelas operadoras é extremamente grande, isto pode acabar causando um "gargalo" nas redes de telefonia, fazendo-se necessário investimentos em infra-estrura por parte das operadoras, de modo a garantir um serviço com boa qualidade, sem congestionamentos no acesso à rede e ampla cobertura.
Áreas de sombra
Ainda não se pode ultilizar 3G em qualquer lugar somente as grandes cidades e centros urbanos possuem de ponta a ponta o sistema 3G as operadores dão prioridades as cidades grandes onde possuem mais clientes e as cidades menores e do interior serão as últimas a receberem o sinal  .
Velocidade baixa
As companhias telefônicas ainda não dõ ao cliente oque ele paga por exemplo a grande maioria acha que esta usando os tão ditos 3MB ,porem em alguns casos se conecta 3G em grandes cidades com apenas 300 e 600 kbps, isto devido a não cumprimento de lei devido a contrato com o assinante e também falta de fiscalização.Em contra partida já obteve testes em que a VIVO chegou a pico de 7,2 MB ... isto seria quase um milagre devido a má qualidade de prestação de serviços de telefonia, mas talvez seja mais facil dar alta velocidade de internet 3G para empresas deque investir  em atendimentos por exemplo.
fique atento a isto pois pode estar levando  gato por lebre.

Neste cenário, podemos verificar que a tecnologia 3G possibilita a oferta de novos serviços e inúmeras aplicações, trazendo grandes benefícios para os usuários, além de ser uma nova fonte de receita para as operadoras.

Relacionado : Mosquito eletrônico 

Veja Também >  Tecnologia 4G 

Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre