Impostos de pessoa física no Brasil e seu peso


Você sabe quantos impostos paga ao governo ? e quantos são ? vamos por aqui os principais impostos cobrados seu significado e para onde vai ou deveria ir estas taxas tributos contrubições sejam eles Estaduais,federais,municipais. Diga de passagem que o Brasil é o país com maior taxa cobrada e oque possui maior quantidade, e quase nenhum retorno . Com estes impostos há um peso de garga tributária muito aquem do retorno  ao cidadão comum, É o que mostra o estudo divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) * esta sigla não é imposto.

Trabalhando 149 dias 1 a mais doque no ano passado ou seja 4 meses e 29 dias somente para pagar os tributos impostos e taxas cobrados pelo governo .

Impostos É uma quantia paga compulsoriamente por pessoas ou organização para um governo . De acordo com o Art.16 do CTN, imposto é uma espécie de tributo que decorre de um fato gerador independente da atuação do Estado.Abaixo uma lista com principais impostos sigla e para qual setor é pago .


Classificações pessoais ou reais; diretos ou indiretos; fixos ou proporcionais; progressivos ou regressivos; cumulativos ou não-cumulativos; ordinários ou extraordinários; residuais; federais, estaduais, distritais, municipais. Categorias da legislação brasileira: 

Principais impostos ! Age taxando produtos produzidos no exterior para que não haja uma concorrência desleal com produtos brasileiros.Seu fato gerador é a entrada do produto no território brasileiro. Também sofre incidência de imposto uma mercadoria brasileira exportada que retornar ao país. II - Imposto sobre importação Federais

Principais impostos ! O fato gerador do Imposto de Exportação ocorre quando da saída de produtos nacionais (ou nacionalizados) para o exterior. A alíquota utilizada depende da lei que o instituir, e do produto que foi importado. A base de cálculo depende exclusivamente da alíquota a ser utilizada. IE - Imposto sobre exportação Federais

Principais impostos! O fato gerador do IR é a aquisição da disponibilidade econômica (ou seja, recebimento) ou jurídica de renda (crédito). O contribuinte do imposto são as pessoas físicas e as pessoas jurídicas. A alíquota utilizada depende do contribuinte, e do valor de sua renda. IR - Imposto sobre a renda Federais

O fato gerador do IPI ocorre em um dos seguintes momentos: - com o desembaraço aduaneiro do produto importado; - com a saída do produto industrializado do estabelecimento do importador, do industrial, do comerciante ou do arrematador; - com a arrematação do produto apreendido ou abandonado, quando este é levado a leilão. IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados Federais Principais impostos!

O fato gerador do IOF ocorre em um dos seguintes momentos: - nas operações relativas a títulos imobiliários. - nas operações de câmbio, na efetivação do pagamento ou quando colocado à disposição do interessado. nas operações de crédito. IOF - Imposto sobre Operações Financeiras Federais Principais impostos!

O fato gerador do Imposto Territorial Rural ocorre quando há o domínio útil ou a posse do imóvel, localizado fora do perímetro urbano do município. Os contribuintes do imposto podem ser o proprietário do imóvel (tanto pessoa física quanto pessoa jurídica, o titular do seu domínio útil ou o seu possuidor a qualquer título). ITR - Imposto Territorial Rural Federais Principais impostos!

O fato gerador do ICMS, de forma simplificada, é circulação de mercadorias ou a prestação de dois tipos de serviço: os de telecomunicação e os de transporte interestadual. Antes da Constituição brasileira de 1988, ele era apenas ICM, sem incidência sobre qualquer serviço. ICMS - Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços Estaduais Principais impostos!

O IPVA tem como fato gerador a propriedade do veículo automotor (automóveis, motocicletas, embarcações, aeronaves etc). Os contribuintes do imposto são os proprietários de veículos automotores.
IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores Estaduais Principais impostos!

ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação) é um imposto estadual brasileiro, devido por toda pessoa física ou jurídica que receber bens ou direitos como herança, diferença de partilha ou doação. ITCD - Imposto sobre Transmissões Causa Mortis Estaduais Principais impostos!

O IPTU tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de propriedade imóvel localizado em zona ou extensão urbana. Em caso de áreas rurais, o imposto sobre a propriedade do imóvel é o ITR. IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana Municipais Principais impostos!

O ITBI tem como fato gerador a transmissão, ‘‘inter vivos’’, a qualquer título, de propriedade ou domínio útil de bens imóveis; quando há a transmissão a qualquer título de direitos reais sobre imóveis, exceto os direitos reais de garantia; ou quando há a cessão de direitos relativos às transmissões acima mencionadas. ITBI - Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens Municipais Principais impostos!
Principais taxas ! Na legislação tributária brasileira, taxa "é a contraprestação de serviços públicos ou de benefícios feitos, postos à disposição ou custeados pelo Estado , em favor de quem paga ou por este provocado" (definição de Aliomar Baleeiro , amplamente utilizada nos circuitos jurídicos). Taxas
    • Taxa de Conservação e Limpeza Pública
    • Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental – TCFA
    • Lei 10.165/2000
    • Taxa de Controle e Fiscalização de Produtos Químicos
    • Lei 10.357/2001, art. 16
    • Taxa de Emissão de Documentos
    • (níveis municipais, estaduais e federais)
    • Taxa de Fiscalização CVM (Comissão de Valores Mobiliários)
    • Lei 7.940/1989
    • Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária
    • Lei 9.782/1999, art. 23
Alguns exemplos
Principais contribuições INSS é a autarquia competente no Brasil para o recebimento de contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, sendo responsável pelo pagamento da aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença, auxílio acidente, entre outros benefícios previstos em lei. INSS - Instituto Nacional do Seguro Social Contribuições
Principais contribuições Criado em 1966 pelo então presidente da república Castelo Branco, para servir aos trabalhadores como forma de compensação pela extinção da estabilidade funcional em empresa privada.

FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço Contribuições

Principais contribuições PIS – Programa de Integração Social. É uma contribuição devida pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro desemprego e do abono para os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos (14º salário). PIS/PASEP – Programa de Integração Social Contribuições

Se você acha que esta pagando muitos impostos  e se identifica com a maioria de nós que naõ temos retorno destes deiche seu comentário abaixo e se esqueci de alguma sigla poste abaixo para que outros possam saber.

Leia também  Impostos Saiba  a diferença entre Brasil e outros Países


Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre