Dicas para emprego temporário de fim de ano.


Fim de ano chegando e muitos desempregados e mesmo aqueles que proucuram uma fonte de renda extra em lojas lanchonetes supermercados e uma vastidão de empresas que contratam funcionários extras no fim de ano apostam em uma vaguinha nos 3 meses fortes que vai de novembro a janeiro. 

“O trabalho temporário atende a uma necessidade especial de sazonalidade ou substitui pessoas que estão afastadas”, diz a diretora de comunicação da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), Jismália de Oliveira Alves. A projeção da associação é que a época gere 139 mil vagas, das quais 28% devem se tornar efetivas. A remuneração, explica Jismália, depende do setor: R$ 770 no comércio e R$ 950 na indústria.
Há vagas que são características da época, como a de Papai Noel. Mas se você conseguiu um emprego que tem chances de se tornar efetivo acompanhe abaixo 10 dicas de especialistas reunidas pelo Economia & Negócios para agarrar a oportunidade.
  1. Encarar como algo duradouro
    O contratado não pode se prender ao fato de o contrato de trabalho ter validade curta. Segundo especialistas, é indicado que a pessoa haja como se fosse um contrato de experiência, no qual a empresa está avaliando seu trabalho. “A primeira dica é se considerar efetivo desde o primeiro dia”, sugere a consultora de Recursos Humanos da Catho Online, Daniella Correa.
  2. Mostrar resultados
    Assim como você, outras pessoas estarão trabalhando e sendo avaliadas pela empresa. Por isso, o importante é mostrar que seu trabalho faz a diferença. Cumprir metas de vendas ou de produção é um bom começo para indicar para a companhia sua capacidade de cumprir com a obrigação. “A organização precisa perceber o quanto o trabalhador agrega a ela”, diz a coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Senac, Mariana Malvezzi.
  3. Cumprir prazos
    Uma característica desta época do ano é o aumento expressivo das encomendas à indústria. Para potencializar as chances de contratação também é necessário demonstrar que os prazos podem ser cumpridos.
  4. Ser ágil
    Além da indústria, o volume de vendas também aumenta significativamente. É essencial, portanto, que se o emprego temporário for na área de comércio, seja no varejo de roupas, supermercados ou restaurantes, o empregado seja muito ágil para vender o máximo possível e também deixar o cliente satisfeito.
  5. Ter flexibilidade
    Como se trata de um período de experiência, vale lembrar que é importante mostrar que realmente deseja ser contratado e que é possível se adaptar a mudanças. “Alterações no horário, tarefas, responsabilidades, pessoas com as quais vai trabalhar são imprevistos que podem ocorrer e para os quais o trabalhador deve estar preparado”, afirma Mariana.
  6. Pontualidade
    A flexibilidade, no entanto, não deve ser estendida aos horários que foram previamente combinados com a empresa. Ser pontual no horário de entrada, intervalos e refeições é essencial.
  7. Trabalhar em equipe
    “O empregado não pode esquecer que um bom trabalho depende de um bom relacionamento”, lembra Jismália, da Asserttem. Além de mostrar educação com outros funcionários e clientes, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe e respeito pelos superiores são sugestões dos especialistas.
  8. Vestir certo
    Cada ambiente exige um tipo de traje. Cabe ao contratado temporário observar outros funcionários para saber qual é o tipo de roupa ideal. Há, por exemplo, vagas em comércios mais populares e lojas que atendem classes mais altas e que por isso exigem roupas sociais. Claro, que algumas peças são proibidas: como bermudas e blusas decotadas.
  9. Procurar algo na área
    As chances de contratação aumentam expressivamente se o emprego temporário estiver relacionado com algum trabalho no qual a pessoa já possua experiência ou algum curso na área.
  10. Investir na carreira
    Como para boa parte dos contratados temporários, a oportunidade é o primeiro emprego, muitos não possuem experiência nem cursos. “Com o ganho deste fim de ano, se o interesse for continuar na mesma área, o dinheiro pode ser utilizado para fazer algum curso”, diz mariana. Mesmo que não haja efetivação, o emprego temporário serve como um histórico que a pessoa deixará na empresa. Se preparar para futuras oportunidades, portanto, é a sugestão.


Fonte: Economia & Negócios – Estadão

Caso você esteja em alguma destas capitais e possui 2 Grau completo ou curso específicos poderá se candidatar  As vagas estão disponíveis nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De acordo com Diego Xavier Mendes, diretor comercial da consultoria, as expectativas são muito boas. "Estamos bem otimistas e pretendemos captar mais 3.500 vagas até o final do ano", explica. Estas e outras vagas você pode visualizar no site Empregos.com.br, que já soma quase 1.410 vagas para trabalho temporário. Para ver onde estão as melhores oportunidades, clique aqui.


Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre