Pages

28 agosto 2011

Furacão categoria 5

Furacão Catrina,Irene

Neste céculo a terra esperimentou a fúria de tornados, vendavais, ciclone e furacões destruidores, estes que desde 1953 recebem nomes e de preferência mulheres dado pelos militares nos EUA, teve início segundo historiadores com um meteorologista Australiano no seculo 20.

Damos início a nossa lista no ano de 1935  Furacão Los Cayos . Categoria 5
Atingiu as regiões de Bahamas,Ilhas Andros e em "Cayos" Atois da Flórida e Virginia dando nome ao furacão 
Os danos atingiram cerca de 6 mílhões de dólares. Deichou cerca de 400 mortos nos atois, estes veteranos de guerra que trabalhavam no local.


Furacão Camille  Categoria 5  foi sentido nas Ilhas caimám, Cuba, Golfo do México, costa do Mississippi,Tennessee, Kentucky e Virgínia.
Os danos estimados foram de 1.400 milhões de dólares , as mortes causadas pelo furação foi devida a grandes inundações provocadas pelos ventos que seriam acima de 240 km por hora na Virgínia.


Furacão Gilbert 1988 categoria 5 Jamáica, Iha Grande Cayman, penínçula de Yucatam, Texas e América Central sentiram o poder deste destruidor furacão. Seus danos chegaram  a 5 bílhões de dólares .segundo governo o americano.

Em 1989 um ano após o Gilbert o Furacão Hugo chega as Ilhas Leeward e St Croix, Porto Rico e tocou o solo em Charleston Carolina do Sul .
Destruição estimada de 7 a 9 bílhões de dolares nos EUA e 1 bilhão em Porto Rico e Ilhas Virgens, suas vítimas nos EUA foi de 21 mortos e 5 em Porto Rico.

Um dos nomes de furação masi falado na década de 90 foi o Andrew  furação de categoria 5 que em 1992 atingiu Bermudas,Porto Rico, Bahamas, Sul da Flórida, Golfo do México e Lousiania .
Custos de 34 milhoes de dólares somente nos estados unidos com foco na Flórida por conta dos fortes ventos.
Causou a morte de 23 pessoas nos EUA e 3 nas Bahamas.

Em 1998 o Furação Mitch em categoria 5 foi sentido na penínçula de Yucatam América Central e Sul da Flórida.
Com danos profundos devastou grandes regiões da Nicarágua Honduras causando prejuizos incalculáveis a agricultura da América Central cerca de 5 bílhões de dolares equivanelte a 15% do PIB *(pib, produto interno bruto) da região .
Suas vítimas foram cerca de 9.000 mil mortos e outros 9.000 desaparecidos na América Central. Seus prejuízos foram mais pelos alagamentos que causaram deslizamentos inundações e correntes fortes .

O Furacão Ivan  em 2004 de categoria 5 também foi muito falado causando destruição em Granada,Windward, República Dominicana, Jamáica, Gran Caimám, oeste de cuba, Alabama e estados do Golfo do México EUA
O Ivan arrasou Gran Caimam destruindo 95% das propriedades ou quase total destruição.
 Danos estimados em 14.200 milhoes de dólares. mortos: 25 EUA, 90 em Granada, 17 Jamáica, 4 República Dominicana, 3 Venezuela, 2 nas Ilhas Caimam, 1 Tobago

2005 Furacão Catrina  um dos mais devastadores da história atingiu Bahammas Nova Orleans Sul da Flórida Golfo do México, Lousiana,Mississippi e Alabama, Danos de mais de 75 milhões de dólares  o furacão destruiu 80% em Nova Orleans  em categoria 5 . As vítimas do Catrina chegou a 1.300 mortes.
Seus danos se deram a ruptura de 2 diques para uma cidade que esta abaixo do nível do mar então causou inundação da cidade . 

Furacão Wilma   de categoria 5 atingiu a Península de Yucatan, México, Haiti, Cuba e Flórida (EUA). Se formou em 20 de outubro de 2005. Ao se formar Wilma era considerado de categoria 5 na Escala de Furacões de Saffir-Simpson, ao atingir o México estava classificado como categoria 4 e poupou a ilha de Cuba chegando na categoria 3 com ventos de 190 km/h. Foi para categoria 2 depois que grande parte do furacão já havia saído da ilha de Cuba
300.00 mil habitações destruidas e o maior apagão da história que afetou 6 milhões de pessoas
com o total de 55 mortos .Nunca um furacão atingiu os 882 milibares de pressão mínima.

Em curso : agosto de 2011
O furacão Irene que segundo autoridades americanas ainda não está totalmente disperço já causou a morte de 19 pessoas nos estados da Virgínia e Carolina do Norte . No dia 27 de agosto perto do cabo Lookout, na Carolina do Norte,o furacão irene toca a terra nos Estados Unidos, com ventos sustentados de 140 km/h, seus ventos que no máximo foram de 140 km hora .Ao todo, 370 mil pessoas precisaram ser retiradas de suas casas no fim de semana e o sistema de transporte público da cidade, que movimenta mais de 8 milhões de pessoas diariamente, ficou fechado por ordem do Prefeito Bloomberg desde sábado, ao meio-dia, e reabriria na manhã de hoje 29 .Com medidas drásticas de segurança o prefeito obteve críticas porem diz ter o máximo de precausão já que os alarmes anteriores causaram muitas perdas que poderiam ser evitadas com as medidas que hoje foram tomadas afirma Bloomberg. 

Ultimas informações do furacão Irene  29/08/2011


Agora rebaixado a tempestade tropical com ventos internos de 80 km hora nesta segunda-feira 29 de agosto se desloca para o território Canadense  perdendo forças até agora contabilizou-se 21 mortes e Segundo estimativas preliminares, o furacão Irene muito provavelmente será um desastre de 10 bilhões de dólares (16,12 bilhões de reais), quebrando recorde de 2008 para prejuízo de desastres por ano. na categoria 3 na escala Saffir-Simpson.

Veja uma simulação de furacoes de escala 1 a 5 e os danos que causam nesta animação .








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão