Brasil: Uma raça multiforme e multicor


                                                                             
No dia 20 de novembro celebrou-se a festa de Zumbi dos Palmares, herói negro do tempo da escravidão, criador do célebre quilombo dos Palmares, foco principal e fundamental da resistência negra no Brasil. Neste dia, os negros celebrarão sua negritude e proclamarão bem alto o orgulho que têm da cor de sua pele e da África mãe que os gerou e configurou tal como são, com seus cabelos crespos, sua pele escura, sua carnadura firme e seu incomparável talento para a música e a dança.
A festa de Zumbi não é uma católica nem cristã. Por que, então, escrever sobre ela? O motivo é que nos parece que no fundo
desta festa e das razões que a fazem existir está algo que interpela profundamente toda consciência humana e portanto, também e não menos, a consciência cristã. No Brasil de modo especial, onde parece que vivemos ainda a ilusão de sermos um país branco e de brancos, feito apenas ou majoritariamente de europeus, essa reflexão se impõe talvez mais que em outras partes do globo. Pensar que o Brasil é branco é uma perversa e diabólica ilusão.
Nenhum país latino-americano, aliás, o é. E com o processo de globalização que vivemos, onde as migrações vão acontecendo a cada dia em todas as direções, transformando os países do primeiro mundo em sucursais do antes chamado terceiro mundo, nenhum país do mundo realmente o é. As grandes cidades européias e norte-americanas têm hoje suas ruas e praças cheias de africanos que lá vão estudar ou trabalhar e vivem a moderna forma da escravidão que a modernidade perversamente lhes legou.
Dentro deste quadro continental e mundial, o Brasil tem particularidades muito especiais. Além da matriz européia e indígena, temos em nossa população um componente importante de africanidade que se desdobra em vastos e pluriformes matizes de mestiçagem, dando a nossa paisagem populacional os mais variados tons e semi-tons. No entanto, a história do Brasil em relação aos negros não é das mais transparentes e positivas.
Os profetas e poetas estão aí para não nos deixar mentir. Foi assim que a voz inspirada e indignada do grande Castro Alves ressoou em memorável poema “O Navio Negreiro”, onde interpelava toda a nação brasileira, dizendo, diante dos horrores que seu olhar presenciava na tragédia africana acontecida nos navios que traziam escravos da África até a nova colônia:
“Mas que povo é este que a bandeira empresta
Para cobrir tanta infâmia e covardia?”
E ao perceber que se tratava do pendão de sua própria pátria, tão amada, o choque é tal que sua musa silencia: “Silêncio, musa!” Tomado pela indignação, o poeta convoca todos os grandes heróis do continente, a fim de esconjurar a diabólica e perversa crueldade praticada contra os escravos africanos. Exorta-os a bloquear entradas e saídas de ares e mares, a fim de que aquele espetáculo não possa mais se perpetrar.
“Mas é infâmia demais!
Da etérea plaga
Levantai-vos, heróis do Novo Mundo!
Andrada, arranca esse pendão dos ares!
Colombo, fecha a porta dos teus mares!”
Tanto tempo depois, a musa dos poetas continua calada e os heróis do então chamado Novo Mundo encontram-se bastante desmistificados pelos estudos históricos contemporâneos. Os novos heróis, que crêem que outro mundo é possível, seguem sendo vigorosamente interpelados pela situação de discriminação na qual ainda vivem as raças diferentes da branca no mundo inteiro e em nosso país muito particularmente.
A festa de Zumbi dos Palmares é ocasião propícia para examinar nossa consciência e nosso agir em relação aos descendentes de africanos que são parte de nossa população e cujo sangue corre em diferente proporção nas veias da maioria de nós todos. Zumbi não é um santo católico. Nem é uma figura religiosa de destaque. Mas para o povo negro é um poderoso símbolo de luta e resistência, uma lenda viva que anima a raça negra em sua longa caminhada por uma consciência mais profunda de seus direitos.
A negra Senhora Aparecida nas águas do Paraíba nos inspire a nós, cristãos e católicos, a transfigurar sempre mais nosso olhar no sentido de perceber aqueles que são diferentes e amar sua diferença. Enquanto o povo negro celebra sua festa e esperanças , é mais que tempo de que todos, de todas as raças, etnias, religiões e culturas, celebremos com alegria o fato de que na verdade só existe uma raça, multiforme, multicor: a raça humana.
Maria Clara Lucchetti Bingemer
Teóloga, professora e decana do Centro de teologia e ciências humanas da PUC-Rio.

Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre