Cifose um tipo de escoliose

Cifose
A cifose é uma curvatura fisiológica da coluna vertebral. Considera-se patológica quando essa curvatura está mais acentuada. É a chamada corcunda.

Causas, incidência e fatores de risco

Pode ser resultado de uma doença ou de um problema congénito. Pode ocorrer em crianças, adolescentes ou adultos. É rara a ocorrência em recém-nascidos.
Nos adolescentes a cifose pode ocorrer em virtude do crescimento retardado ou de um distúrbio vertebral durante os períodos de crescimento rápido, é a chamada doença de Scheuermann ou cifose idiopática.
Outras causas, e consequentes fatores de risco, que podem originar a cifose são:
Infecção
Inflamação ou degerescência do disco intervertebral
Alterações musculares
Osteoporose das vértebras (mais frequente no idoso)
Doenças endócrinas
Artrite
Poliomielite
Fraturas por compressão das vértebras
Cancro
Ttuberculose ou postura incorreta. s
É mais frequente no sexo feminino, na proporção de dois para um, e é de difícil diagnóstico antes dos onze anos.

Sintomas

A instalação da deformação (costas arqueadas) faz-se, habitualmente, de forma lenta, com dor ligeira nas costas, fadiga, sensibilidade e rigidez da coluna vertebral.

Diagnóstico

A observação do doente evidencia a curvatura da coluna (corcunda) que nem sempre é reconhecida pelo próprio, mas pelos familiares e amigos. A radiografia da coluna confirma o diagnóstico.

Tratamento

Depende da causa que origina a deformação: se é consequência de uma postura incorreta, o tratamento é feito por meio de exercícios de fisioterapia, pelo uso de colchões mais firmes e, se necessário, o uso de coletes ortopédicos até se completar o crescimento; o tratamento dos outros tipos de cifose inclui a identificação e tratamento da causa.

Expectativas (prognóstico)

É sempre melhor nas pessoas mais jovens. Se é consequência de uma doença degenerativa, a probabilidade de correcção é diminuta.

Complicações

Dores nas costas, sintomatologia neurológica e redução da capacidade pulmonar, são as complicações mais frequentes.

Prevenção

A postura correta previne a cifose provocada por posições inadequadas. Exames físicos durante a infância, principalmente durante a fase de crescimento, auxiliam no diagnóstico precoce, no tratamento e na prevenção da progressão da doença e de complicações.
Fonte: www.agencia.ecclesia.pt
Cifose
Cifose
É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose).
Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco.
Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a lordose).
A flexão do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar.
Cifose
É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente.
Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.
Fonte: www.coluna.com




Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre