Escoliose



Image A coluna, vista por trás deve ser "reta", sendo a escoliose uma deformação da coluna na qual ela desvia para um dos lados.
Por vezes existem desvios da coluna que se devem a maus hábitos posturais a que se dá o nome de atitude escoliótica. A atitude escoliótica é corrigida corrigindo a postura e os maus hábitos posturais.

O que é a escoliose?
A escoliose é um desvio tridimensional (nas três dimensões) da coluna o que significa que a coluna para além de desviar para um dos lados também faz rotação e inclinação. Mas, o que salta à vista é o desvio ou desvios laterais da coluna, pois é freqüente existir mais do que um desvio da coluna. Por norma, um dos desvios é o problema sendo o outra a compensação, mas nem sempre é assim.

Causas da escoliose
Inúmeras vezes não se conhecem as causas ou razões da escoliose e nesses casos diz-se que a escoliose é idiopática, ou seja não tem causas conhecidas.

Em que idade ela aparece? A escoliose pode "aparecer" em qualquer idade, mas ela acentua-se com o crescimento ou seja, desenvolve-se ou aumenta com o crescimento e com as más posturas, sendo muitas das vezes as más posturas uma boa indicação de que algo não está bem com o corpo. As escolioses podem aparecer:
  •  No bebê,
  •  Na infância,
  •  Na adolescência,
  •  No adulto,
  •  E ou no idoso.
Cada uma delas tem as suas próprias causas ou origens pelo que em todas estas fases da vida da pessoa se deve ter atenção para o estado da sua coluna.

Como verificar se tudo está bem?
Com a pessoa ou criança em pé e olhando por detrás pode-se perceber se existe ou não retidão da coluna. Se a coluna fizer um desvio, é possível que exista uma escoliose ou outro problema que precise ser corrigido. Da mesma forma, olhando por detrás e pedindo à pessoa ou criança para se inclinar (dobrar) para frente:
  • Ver se as costas estão no nível ou se um dos lados está mais elevado do que o outro ou
  • Um ombro ou área do ombro (ou área torácica) está  mais elevado do que o outro
  • Ou mesmo se a bacia ou zona lombar fica mais elevada de um lado do que do outro.
Outros sinais que podem mostrar que algo não está bem são:
  • Um ombro mais alto do que o outro quando em pé,
  • Uma perna mais curta ou que dá essa idéia, Freqüentemente vê-se no comprimento das pernas das calças onde uma precisa de mais bainha do que a outra ou em que as calças junto...

Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre