Montanhismo & Escalada [radical]

Estar no pico do mundo, acima das nuvens e perto do sol. Um jeito de conseguir isso é com o montanhismo, onde você sobe ou atravessa montanhas com ou sem equipamentos. Um esporte de aventura muito ligado a natureza e a convivencia pacifica com ela. O montanhismo por vezes é confundido com alpinismo, mas esse é apenas uma categoria, ou seja, montanhismo nos alpes (outra hora em detalhes), existem também outros nomes e categorias, como himalaismo (o.0).
Montanhismo está diretamente ligado a caminhadas e a escalada (sua parte radical), estas podem ser realizadas em rochas, muros de treino, etc e fazendo uso de equipamentos (estribos, grampos, móveis, pintons) e principalmente das mãos e pés para progredir. Para a escalada também existem várias catégorias (alias, como em todo esporte), são elas de bloco, esportiva, indoor, tradicional, alpina e em alta montanha.
Em qualquer categoria, o escalador se encontra preso por uma corda de segurança, mas há quem prefira não usar qualquer tipo, conhecido por “solo”.
O esporte exige muito esforço fisico, e o escalador pode evoluir no esporte, começando tipos de graus de graduação baixos e evoluindo. É comum também existerem caminhos pré-definidos principalmente para treinos, ficando assim, mais simples de se iniciar no esporte.
Um esporte de alto risco, por isso a necessidade de conhecer técnicas, e claro, sempre procurando cursos e pessoas autorizadas pelas associações.

Escalada – força, concentração, técnica e adrenalina



escalada
A escalada é um esporte em que o praticante utiliza braços e pernas para subir em blocos, falésias, paredões de rocha, gelo ou montanhas. A escalada exige o máximo de força, concentração, técnica e adrenalina – aliás, são justamente esses fatores que conquistam cada vez mais adeptos tanto no Brasil como no mundo.
Existem diversas modalidades de escalada que vão desde a escalada bouldering – praticada em poucos minutos em blocos de pedra, à escaladas big wall – praticadas em paredes de rocha ou montanhas, onde se enfrenta o frio e altitude, além de dificuldades técnicas.
Como qualquer outro esporte que envolva altura, a escalada envolve certo risco. Portanto, ao praticar, não se esqueça dos equipamentos de segurança. Os equipamentos básicos de segurança para a prática da escalada são: corda, sapatilha para escalada, capacete e pó de magnésio para as mãos.


Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre