Útimas notícias sobre a guerra no Rio, balanço parcial 29 nov.

Último Balanço da Ocupação do Morro do Alemão -  28/11/ - 21:30 h
Relação das Últimas Notícias da Invasão e Ocupação  do Morro do Alemão
Policiais militares comemoram dominio pela tropa de frente ao prédio do teleférico no complexo do alemão

Cronologia invasao  28/11/2010  9:42 manhã
6h50m - São ouvidos os primeiros tiros pela manhã vindos da Favela da Grota.
7h10m - Um comboio da Polícia Civil com 50 carros de delegacias especializadas, que estava concentrado na Quinta da Boa Vista, deixa o local rumo ao Alemão acompanhado por um helicóptero blindado da Civil.
7h18m - Agentes da Core chegam à Estrada do Itararé para reforçar o cerco.
7h28m - O coordenador da Core, Rodrigo Oliveira, confirma que a polícia vai invadir o Alemão ainda no domingo.
8h - A Core começa a invasão ao Complexo do Alemão pelo Morro da Grota.
8h12m - Policiais controlam o Areal considerado estratégico pela polícia.
8h22m - Os dois primeiros presos são retirados pelo exército da Favela da Grota .
8h25m - O chefe da polícia civil, delegado Allan Turnowiski, confirma que o Areal na área central do Alemão foi tomada.
8h44m - Agentes da Core chegam à Estrada do Primeiras com as primeiras apreensões: drogas, material de endolação e um facão.
8h56m - O subchefe da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira, diz que o Estado já controla o Alemao e não será devolvido aos bandidos.



RIO - A Polícia Militar divulgou nesta segunda-feira um balanço das operações no Rio de Janeiro desde o início dos ataques de criminosos, há uma semana. Foram presas 123 pessoas, 130 foram detidas e houve 37 mortes. Entre os feridos, cinco eram acautelados e quatro fazem parte da PM.

Foram apreendidas 205 armas de diferentes calibres, 125 granadas e bombas caseiras. Dentre o material inflamável, foram localizados 12 coquetéis molotov, oito artefatos explosivos, 14 litros de gasolina, cinco litros de álcool, 12 garrafas com material inflamável, sete galões de gasolina, seis dinamites e seis espoletas.

A maior quantidade de drogas foi apreendida neste domingo: mais de 21 toneladas de maconha e 12Kg de cocaína. Nesta segunda, outra grande apreensão de drogas: 73Kg de pasta de cocaína e 5.227 papelotes, 143 trouxinhas e 500Kg de maconha, 563 papelotes de crack e 916 vidros de lança-perfume.

No total, 102 veículos foram incendiados. No domingo, dia 21, foram dois carros; na segunda, seis; na terça, dois. Já na quarta, criminosos atearam fogo a 17 carros, duas vans, nove ônibus e um caminhão; na quinta, 19 carros, três vans, 17 ônibus, duas motos, quatro caminhões e uma sucata. Na sexta, os bandidos atearam fogo em seis carros, uma kombi, três ônibus e um caminhão. Sábado, último dia de registro de ataques, seis carros foram queimados.

Os dias em que a Polícia Militar realizou o maior número de prisões foi na quarta-feira, com 37 presos e oito menores detidos. Neste domingo, dia da ocupação do Complexo do Alemão, 30 pessoas foram presas e um morreu. Nos outros dias, os números de prisões da PM foram: segunda (4), terça (12), quinta (19), sexta (10), sábado (6), segunda até às 19h30m (5).

O maior número de mortes aconteceu na quarta-feira: 15. Na segunda-feira passada, dia 22, quando começaram as ações policiais, três pessoas morreram. Na terça, o número subiu para cinco. Na quinta-feira, oito pessoas morreram. Na sexta, mais quatro mortes. Sexta e sábado, houve uma morte em cada dia. Nesta segunda-feira, até às 19h30m, não foi registrada nenhuma morte. 
Complexo do alemão tinha feira de drogas e armas



Traficantes realizam diariamente uma feira atacadista no largo do Coqueiro, na parte alta do complexo de favelas do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo um policial civil que pediu anonimato, algumas das favelas da facção criminosa que age no Alemão e é chefiada pelo traficante Fernandinho Beira-Mar contam com uma tenda de plástico onde recebem os chamados matutos – fornecedores que trazem mercadorias de países vizinhos - para a compra de armas e drogas.

Policiais informaram que no Complexo do Alemão, os criminosos têm de três a cinco esconderijos subterrâneos, conhecidos como bunkers. Esses bunkers, segundo um agente da DCOD (Delegacia de 

Combate às Drogas), são considerados “área vip” na favela e só são frequentados pelos chefões da organização criminosa, entre eles, Marcelinho Niterói, homem de confiança de Beira-Mar, traficante preso na penitenciária de Campo Grande (MS). Os traficantes, segundo policiais, construíram até túneis que ligam os seus principais esconderijos.

Um agente da DRAE (Delegacia de Repressão à Armas e Explosivos) estima que, em todo o complexo, os traficantes tenham cerca de 400 armas pesadas, entre fuzis e metralhadoras antiaéreas. Considerado base da maior facção do tráfico no Rio, o complexo do Alemão não recebe uma grande operação policial desde setembro de 2008, quando a favela foi ocupada para a procura do então chefe do local, o traficante Tota, que teria sido morto por antigos aliados.
A feira do Alemão, segundo policiais, costuma começar às 14h e só acabam por volta das 3h ou 4h. Em cada barraca, ficam até dez seguranças armados com fuzis. Para que o matuto possa participar, ele mantém contato com um emissário que comunica sua chegada ao chefe da favela. Cabe a ele, decidir recebê-lo ou não. Entre os traficantes que possuem tendas no local, estão os chefes das comunidades do Jacarezinho, Mangueira e Mandela, na zona norte, e da Vila Kennedy, na zona oeste. O pagamento pelas armas e drogas, segundo o policial, é feito no ato e sempre em dinheiro. E os criminosos testam as armas na hora para saber se funcionam, dando tiros para o alto.
Os matutos levam cargas de drogas de 3 kg até 20 kg nas malas dos próprios carros, diferentemente dos grandes fornecedores, cujos entorpecentes chegam em caminhões.
O largo do Coqueiro é o “quartel-general” do complexo do Alemão. No local, os traficantes fazem churrascos e várias festas. Imagens feitas em 2008 mostram o atual chefe do tráfico na favela, conhecido como Pezão, comemorando a suposta morte de Tota rodeado por vários bandidos armados. Pezão segue as ordens do criminoso Marcinho VP, atualmente preso na penitenciária federal de Catanduvas (PR).

Policiais ainda contam que criminosos do alto escalão da organização criminosa baleados em confrontos são levados para o Coqueiro, onde são atendidos por médicos e permanecem durante a recuperação. Por lá, também recebem a visita de prostitutas.




Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre