Array javascript



Nas linguagens de programação existem estruturas de dados especiais que nos servem para salvar informações mais complexas do que simples variáveis. Uma estrutura típica em todas as linguagens é o Array, que é como uma variável onde podemos introduzir vários valores, ao invés de somente um como ocorre com as variáveis normais.


Os arrays nos permitem salvar várias variáveis e acessá-las de maneira independente, é como ter uma variável com distintos compartimentos onde podemos introduzir dados distintos. Para isso utilizamos um índice que nos permite especificar o compartimento ou posição ao qual estamos nos referindo.

Os arrays foram introduzidos em versões Javascript 1.1 ou superiores, ou seja, somente podemos utilizá-los a partir dos navegadores 3.0. Para navegadores antigos se pode simular o array utilizando sintaxe de programação orientada a objetos, mas dada a complexidade desta tarefa, pelo menos no momento em que nos encontramos e as poucas ocasiões que os deveremos utilizar, vamos ver como utilizar o autêntico array de Javascript.

Criação de Arrays

O primeiro passo para utilizar um array é criá-lo. Para isso utilizamos um objeto Javascript já implementado no navegador. Veremos adiante um tema para explicar o que é a orientação a objetos, embora não será necessário para poder entender o uso dos arrays. Esta é a sentença para criar um objeto array:

var meuArray = new Array()

Isto cria um array na página que está se executando. O array se cria sem nenhum conteúdo, ou seja, não terá nenhum campo ou compartimento criado. Também podemos criar o array especificando o número de compartimentos que vai ter.

var meuArray = new Array(10)

Neste caso indicamos que o array vai ter 10 posições, ou seja, 10 campos onde salvar dados.

É importante observarmos que a palavra Array em código Javascript se escreve com a primeira letra em maiúscula. Como em Javascript as maiúsculas e minúsculas sim que importam, se escrevemos em minúscula não funcionará.

Podemos introduzir no array qualquer dado, tanto se indicamos ou não o número de campos do array. Se o campo está criado se introduz simplesmente e se o campo não estava ccriado se cria e logo, se introduz o dado, com o qual o resultado final será o mesmo. Esta criação de campos é dinâmica e se produz ao mesmo tempo, que os scripts se executam. Vejamos a seguir como introduzir valores em nossos arrays.

meuArray[0] = 290
meuArray[1] = 97
meuArray[2] = 127

Introduzem-se indicando entre colchetes o índice da posição onde queríamos salvar o dado. Neste caso introduzimos 290 na posição 0, 97 na posição 1 e 127 na 2. Os arrays começam sempre na posição 0, portanto, um array que tenha por exemplo 10 posições, terá campos do 0 ao 9. Para recolher dados de um array fazemos da mesma forma: colocando entre colchetes o índice da posição a qual queremos acessar. Vejamos como se imprimiria na tela o conteúdo de um array.

var meuArray = new Array(3)

meuArray[0] = 155
meuArray[1] = 4
meuArray[2] = 499

for (i=0;i<3;i++){
    document.write("Posição " + i + " do array: " + meuArray[i])
    document.write("
")
}

Criamos um array com três posições, logo introduzimos um valor em cada uma das posições do array e finalmente imprimimos. Em geral, o percurso por arrays para imprimir suas posições ou qualquer outra coisa se faz utilizando loops. Neste caso utilizamos um loop FOR que vai desde o 0 até o 2.

Podemos ver o exemplo em funcionamento em outra página.

Tipos de dados nos arrays

Nos campos dos arrays podemos salvar dados de qualquer tipo. Podemos ver um array onde introduzimos dados de tipo caractere.

meuArray[0] = "Ola"
meuArray[1] = "a"
meuArray[2] = "todos"

Inclusive, em Javascript podemos salvar distintos tipos de dados nos campos de um mesmo array. Ou seja, podemos introduzir números em uns campos, textos em outros, boleanos ou qualquer outra coisa que desejarmos.

meuArray[0] = "criarweb.com"
meuArray[1] = 1275
meuArray[1] = 0.78
meuArray[2] = true

Espero ter ajudado em algo com esta matéria...  


Se chegou ainda não conhece javascript  saiba mais sobre esta ferramenta aqui

1 comment

março 17, 2017

Bluehost is ultimately the best website hosting company for any hosting plans you might need.

Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre