Como ocorre a fecundação de um óvulo

                   Como ocorre a fecundação de um óvulo
Espermatozoide no momento da fecundação de um óvulo. 
fertilização natural
tabelinha menstruação 
como ocorre a fecundação do ovulo
quando ocorre a fecundação do óvulo
onde ocorre a fecundação do óvulo
Fecundação é o nome dado ao evento no qual ocorre a união entre o gameta masculino e o feminino: espermatozoide e ovócito secundário, respectivamente. Ele ocorre geralmente na tuba uterina, e em até trinta e seis horas após a ovulação.

Ovulação é o fenômeno no qual o sistema genital feminino libera o ovócito, anteriormente abrigado em uma estrutura localizada no ovário chamada folículo. Tal evento ocorre graças à ação de hormônios específicos, os estrogênios.

O ovócito secundário, erroneamente chamado de óvulo, é envolto por uma estrutura glicoproteica denominada zona pelúcida que, por sua vez, fica interna a uma camada rica em nutrientes e que confere proteção ao gameta.

Durante o ato sexual, na ejaculação, o homem libera, juntamente com o esperma, cerca de 350 milhões de espermatozoides. Esses, cuja formação se inicia somente na puberdade, se direcionam da vagina para o útero, e dele para as trompas, buscando atingir o gameta feminino, que exerce forte atração química sobre eles. Durante o percurso, muitos ficam para trás; e somente um, ou um número um pouco maior que esse, consegue atingir o ovócito.

Chegando ali, uma glicoproteína da zona pelúcida, chamada ZP3 se une ao gameta masculino, permitindo com que ele atravesse essa estrutura e atinja a membrana plasmática do ovócito, graças à ação de enzimas que ele é estimulado a liberar. Em seguida, proteínas da membrana plasmática do espermatozoide permitem a união entre as membranas de ambos, impedindo que novos espermatozoides se direcionem.

A cauda do espermatozoide se degenera, e seu cromossomo se condensa ao ovócito após este sofrer meiose. Depois, todo o zigoto sofre meiose, apresentando, ao final, 23 cromossomos maternos e 23 paternos.

Cerca de nove dias após a ovulação já há como detectar se a mulher está grávida ou não, já que, em caso positivo, a fecundação propicia a produção de gonadotrofina coriônica humana (HCG). Esta glicoproteína é liberada pelo corpo-lúteo, estrutura formada a partir do folículo ovariano, após a liberação do ovócito. Ela impede que o corpo feminino tenha novas menstruações e ovulações.

Gemeos.


Em situações em que mais de um óvulo é liberado e fertilizado, ocorre uma gestação múltipla e neste caso, os gêmeos são fraternos, já os gêmeos idênticos são o resultado da separação de um único óvulo já fecundado em duas células independentes.

 Corrida dos fortes

Com ajuda de números e fórmulas, Hermes Gadêlha um Pernambucano e o grupo do qual faz parte tentam entender melhor os espermatozóides. Algumas descobertas já foram feitas. Uma delas diz respeito à trajetória dessas células. As equações do campo da física e da matemática mostraram que um espermatozóide que parece normal visualmente pode apresentar um comportamento anormal, girando em círculos ao invés de se movimentar linearmente, dependendo do fluido onde está nadando. Em ambientes menos viscosos, ele pode parecer uma célula boa e se movimentar em linha reta, vindo a dar voltas quando posto em fluidos de maior viscosidade.

Ou seja, alguns espermas são mais fortes que outros e ultilizam melhor de seus movimentos para atingir seu alvo destacando-se dos seus semelhantes.defeitos genéticos podem tambem influenciar em sua busca pelo óvulo e fazer com que seja menos agil que outros espermatozóides.

VEJA Video do momento da fecundaçao de um óvulo . 


Fontes de pesquisa :Diário dePernambuco  Brasil escola      Rebelado.com

Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre