Odyssey: retrô dos consoles de videogames


Videogames, quem quando criança nunca jogou ou conheceu esta maravilha do entrenimento mundial desde a década de 60 onde se teve notícia do primeiro protótico até os dias de hoje com Videogames em 3D, muitos pensam que o primeiro Videogame da história foi o famoso Atari Videogame de mesmo nome da  empresa criadora e seus idealizadores Nolan Bushnell e Ted Tabney em fundada em 1972  seu videogame de maior sucesso o Atari 2600, mas se o Atari não foi o primeiro console de Videogame do mundo qual foi ?

         O primeiro protótico de Arcade como era dito na época foi desenvolvido  por Ralph H. Baer um Alemão naturalizado Americano nascido  em março de 1922 inventor e engenheiro este condecorado em 2006 com a Medalha Nacional de Tecnologia pelo então presidente Americano em gestão George W. Bush o nome era  Odyssey o primeiro Videogame do mundo em Em 1949 o então Engenheiro Ralph H. Baer iniciou a jornada para o desenvolvimento de um sistema que seria um videogame caseiro nesta ocasião o engenheiro trabalhava para a companhia Sanders Associates, e então Ralph se uniu a Harrison e Bill Rush e propuseram um produto completo e em 1968 o trio tinha completadoO Magnavox Odyssey foi demonstrado pela primeira vez em 24 de maio de 1972 e lançado em agosto daquele ano, antecipando o console Atari Pong em três anos criando assim o primeiro jogo este seria o primeiro console de Videogame e tinha somente um Jogo de Hóquei bastante sofisticado para época e em 1968 Baer estava solicitando  patentes na invenção dando total direitos a Sanders Associates e todos os abricantes de jogos subsequentes deveriam solicitar autorização a Sanders para fazer jogos.
Odyssey 100 Lançado  pela Magnavox       
Em 1969 Baer vez demonstrações para as Empresas RCA, Zenith, General Eletric e Magnavox., Assim a Magnavox interessou-se pelo progeto de Baer e iniciou a produção do Arcade. O Odyssey 100 foi o primeiro de uma série de videogames da Magnavox. Lançado em 1972 e tinha somente dois jogos: Tennis e Hockey. Os únicos videogames originais da série Odyssey foram o Odyssey (também chamado de Brown Box) e Odyssey. Este console de Videogame teve lançamento nas seguintes épocas América do Norte em 1972, Reino Unido 1973, Europa 1974, Japão 1974 vendeu cerca de 330.000 mil unidades sua mídia era o cartucho, mas que por sua véz continha apenas informações complementares em seus circuitos.Diferentes de outros modelos subsequentes que traziam o jogo total em seus circuitos impressos.Estes conhecidos tambem como PONGs,

 Chega a era Atari 

Em 1972 época em que o Odissey possui apenas 2 jogos surge o console da Atari dando início a linha conhecida como Pong's esta que mais tarde seria objeto de vendas também da Odyssey  Videogame caseiro de 1ª geração de consoles de videogames . 

Pong da Atari  lançamento 31 de dezembro de 1972

Atari Super Pong Lançado em 1976 


                                        Odyssey  e seus lançamentos

 
Odyssey 100 foi lançado com 12 jogos que eram acionados por placas de circuito impresso todos criados por Ralph Baer, porem essas placas não podem ser chamadas de cartuchos, porque não continham nenhum jogo. Essas placas reprogramavam o console para o jogo desejado. Junto com o kit do Odyssey 100 vinham 2 plásticos de tamanhos diferentes, semitransparentes, servia para o jogador colocar em frente da tela da televisão para simular o cenario do jogo. No kit também incluía cartões em papelão para marcação dos pontos, de forma que toda pontuação poderia ser marcada, pois naquela época os chips de memória eram caros demais.

Séries PONG

Série de máquinas de Pong (assim eram chamados os videogames caseiros da 1ª geração de consoles) fabricados com o intuito de competir com o próprio Pong, da Atari. Esses videogames tinham pouquíssimo tempo de vida no mercado (chegaram a lançar três modelos no mesmo ano) e fizeram relativo sucesso (foram lançados apenas nos EUA e na Europa).

  • Odyssey 200
Foi o segundo videogame da série Odyssey baseada em Pong. Lançado no mesmo ano de seu antecessor e vinha com dois chips da Texas Instruments que adicionavam o jogo smash e algumas marcações na tela. Ele podia ser jogado por 2 ou 4 pessoas.
  • Odyssey 300
Terceiro console da série Odyssey baseada em Pong. Lançado em 1976, sua grande diferença pro seu antecessor (Odyssey 200) era o design.
  • Odyssey 400
Quarto console da série Odyssey baseada em Pong. Foi lançado em 1976 e foi o primeiro a ter um placar digital (graças a um chip da Texas Instruments).
  • Odyssey 500

Quinto console da série Odyssey baseada em Pong. Foi lançado em 1976 e teve os tradicionais batedores trocados por desenhos de jogadores, além de mais 4 jogos (depois de três séries sem mudanças).
  • Odyssey 2000
O sexto console da série Odyssey baseada em Pong. Lançado em 1977, tinha quatro jogos (Tênis, Hockey, Smash, Practice) e só era possível jogar com um ou dois jogadores.
  • Odyssey 2001
Lançado somente na Europa em 1977 é o equivalente ao Odyssey 4000 americano. Ele tinha três jogos coloridos (tennis,hockey e squash), graças ao chip National Semiconductor MM-57105-N. O som e a pontuação são controlados pela TV.
  • Odyssey 3000
Lançado em 1977, ele foi o sétimo console da série Odyssey baseada em Pong da Atari. Vinha com controles destacáveis (pads num futuro próximo) e com os quatro jogos de sempre (tennis,hockey,smash e pratice).
  • Odyssey 4000
Foi o último console da série Odyssey nos EUA e terceiro de 77'. Vinha com os controles destacáveis e inovações em jogos (Soccer, Tênis, Hockey, Gridball, Smash, Smash Practice, Basketball e Basketball Practice).


  • Odyssey 2100
Odyssey 2100 É a versão européia do que seria um Odyssey 5000 americano (que nunca foi lançado) e também último Odyssey Pong (1977). Por causa do novo chip National Semiconductor MM-57186-N ele tinha incríveis 6 jogos coloridos com variantes,o que somava 23 jogos.

O Odyssey sobreviveu até meados de 1984  quando foi sufocado por outros sistemas mais modernos que inundaram o mercado.

Fontes : Wikipédia
Jogos de atari
Atari.com

Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre