Monstro marinho

O Megalodon, cujo o nome significa "Dente enorme", também conhecido como Megalodonte ou Tubarão-branco-gigante, foi uma extinta espécie de tubarão que viveu entre 20 e 1,6 milhões de anos atrás, durante o período Mioceno. Quer saber mais sobre este gigantesco tubarão? então, clique em "Leia mais" ali embaixo!



  Os Megalodons reinaram nos mares por muitos anos, eram criaturas gigantescas que mediam entre 13 e 20 metros de comprimento, e chegavam a pesar até 50 toneladas, consagrando-se assim o maior tubarão da história e um dos maiores predadores de todos os tempos. Fósseis destes tubarões são encontrados por todo o mundo, isto indica que este predador viveu em todos os oceanos do planeta. Seus fósseis ja foram encontrados na América do sul, na américa do norte, em Porto rico, na Europa, em Cuba, na Jamaica, na Austrália, na Nova Zelandia, no Japão, em Malta, na Índia e em Granadinas. Eram tubarões de água quente, perfeitamente adaptados para viver no fundo dos oceanos, onde ele deve ter caçado peixes de grande porte. A maioria dos fósseis encontrados destes tubarões são dentes e partes das mandibulas, pois assim como os tubarões atuais, os esqueletos dos Megalodontes eram feitos de cartilagem, e como estes viveram a milhões de anos, fica difícil de conservar seu esqueleto completo.
Reconstrução da mandibula do Megalodon
Feita em 1909 por Brashford Dean.
© Brashford Dean
  As estimativas de tamanho para o Megalodonte sempre foram variando, quando ele foi descoberto em 1909, o zoólogo Brashford Dean com base nas reconstruções das mandibulas deste tubarão, sugeriu que ele medisse até 30 metros de comprimento, mas, depois de um tempo com novas descobertas e um estudo mais preciso da mandíbula, Dean disse que talvez este tubarão tivesse apenas 70% do tamanho que ele sugeriu anteriormente. As estimativas atuais de tamanho deste tubarão são de 16,8 e 20 metros em seus tamanhos maximos. Como eram extremamente massivos, estes animais chegavam a caçar até mesmo grandes baleias. Além do titulo de "Maior tubarão", o Megalodon também é dono do titulo de "Mordida mais poderosa de todos os tempos". Isso mesmo, a mordida de um Megalodonte poderia exercer uma pressão de até 20 toneladas! isto é cinco vezes mais força do que a mordida de um Tiranossauro rex adulto! Além da mordida com uma força absurda, o Megalodon também contava com outras duas armas mortais : Seus dentes gigantescos e serrilhados, ideais para cortar a carne, e sua velocidade e agilidade. Nada escapava dessa fera!
  Os dentes do Megalodonte cortavam a carne das baleias como uma faca corta manteiga, com eficiencia. Suas mandibulas fortissimas combinadas com seus dentes apropriados para cortar carne tornavam este monstro um predador nato. Para caçar baleias, o Megalodon primeiramente arrancava das mesmas suas nadadeiras deixando-as lentas e indefesas, para só então mata-las e come-las. Pelo o seu tamanho, deveriam precisar de um grande quantidade de carne por dia para sobreviver, por tanto estariam sempre em constante caça.

Imagem representando um Megalodon caçando grandes baleias.
Autor desconhecido
Desenho de um megalodonte adulto caçando Orcas.
© Art-26
  Megalodontes adultos caçavam baleias, mas os Megalodontes jovens não eram tão grandes ou tão fortes para realizar tal feito, por tanto eles deveriam caçar peixes de grande porte e também pequenos mamiferos, como oOdonocetops. Megalodons jovens deveriam ser animais bastante predados por outros mamiferos carnívoros, como as orcas. As orcas também devem ter caçado Megalodontes adultos em bandos, mas devido ao seu poder e velocidade, os Megalodons conseguiam se defender das orcas, e provavelmente também deveriam caçar orcas. Os Megalodons adultos reinavam no mar, eram os predadores topo do ambiente em que viviam, bem, na verdade eram predadores topo junto com um outro predador, uma enorme baleia parente das cachalotes atuais chamada "Livyatan melvilley", que era tão grande quanto este tubarão, porém era mais inteligente e possuía dentes maiores, de até 36 centimetros de comprimento. Pelo fato dos megalodontes terem convivido com as Livyatans, ele e estas baleias com certeza devem ter duelado algum dia. Imagine que coisa incrivel, dois dos maiores predadores da história em uma batalha abaixo d'agua... fascinante!
Um sensacional desenho demonstrando uma batalha
entre o megalodon e uma Livyatan.
© HodariNundu
  Os Megalodontes, assim como os tubarões brancos da atualidade eram predadores solitários, não caçavam em grupo e deveriam ficar perto de tubarões adultos por pouco tempo, até atingirem tamanho e poder suficiente para caçarem, viverem sozinhos e reproduzirem-se para dar continuidade à espécie. Os Megalodons passavam a grande parte de seu tempo caçando e nadando, mas não eram animais pacatos, e sim predadores ativos. Assim como os dentes dos atuais tubarões-Brancos, os dentes dos Megalodones caiam e eram substiuidos por outros, para evitar o desgaste dos dentes do animal, e isto tornou possivel que os fósseis de dentes deste tubarão fossem mais abundantes. O motivo da extinção do Megalodonte ainda é incerta e motivo de varios debates e discuções, porém, os provaveis motivos da extinção deste colossal tubarão são : O clima e o nivel do mar, A escasses de comida nos mares e também o fato de novos predadores terem chegado aos ambientes onde o Megalodon vivia, tais como a própria Livyatan. Enfim, o megalodon foi o animal com a mordida mais forte do planeta, além de ter sido um dos maiores organismos pré-históricos e o maior tubarão de todos os tempos. É definitivamente um predador formidavel que já foi extinto a muito tempo, mas é conhecido até hoje pela sua soberania e poder.

Comparação de tamanho entre o Megalodon e outros tubarões
com o Homem.
© Misslelauncherexpert / Matt Martyniuk
Reconstrução do esqueleto de um Megalodon
© Dr. Alton C. Dooley
Classificação cientifica :

Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre