Vida extraterrestre SETI@home Boinc

 

               Teria vida inteligente fora do sistema solar ? 

Desde a década de 50 a 60 anos atráz, os seres humanos ou parte deles investiam e varrem os céus e a galaxia a proucura de vida fora da terra um fato que intriga a muitos de nós e que ao longo do tempo arrecadou um tanto de seguidores em sua calsa, buscando sinais de ondas de rádio os qual é enviada no syberespaço e que ao entender dos especialistas na área estas ondas seriam recebidas por possiveis seres inteligentes que por sua véz  produzem manifestações artificiais, como as ondas eletromagnéticas moduladas em amplitude (AM) ou frequência (FM) produzidas pelos terráqueos para transmitir informação (sinais com estrutura lógica). Acreditando que possíveis seres extra-terrestres inteligentes se manifestam de maneira similar, desde 1960 se usam radiotelescópios para tentar captar sinais deles. Esta busca leva a sigla SETI, do inglês Search for Extra-Terrestrial Intelligence, ou Busca de Inteligência Extra-Terrestre. Até hoje não houve nenhuma detecção, mas esta busca se baseia em emissões moduladas de rádio, que produzimos aqui na Terra somente nos ultimos 60 anos. Hoje em dias, as tramissões de dados por ondas eletromagnéticas estão sendo superadas por transporte de informação por fibras óticas, que não são perceptíveis a distâncias interestelares.
Radio O SETI utiliza ondas de rádio para procurar sinais extraterrestres porque as ondas de rádio viajam à velocidade da luz mas não são absorvidas pelas nuvens de poeira e gás do meio interestelar. Dentro de um raio de 80 anos-luz da Terra existem cerca de 800 estrelas similares ao Sol. Podemos ver algumas destas estrelas a olho nu: α Centauri, τ Ceti, ε Eridani, 61 Cygni e ε Indi. O projeto Phoenix procura por sinais em cerca de 1000 estrelas na vizinhança solar.          Leia mais





Projetos SETI
Vários projetos SETI foram executados desde 1960. Veja abaixo a lista dos principais.
  • Projeto Ozma - primeira pesquisa SETI dirigida pelo astrônomo Frank Drake em 1960.
  • Projeto Big Ear SETI do Estado de Ohio - lançado em 1973, conseguiu detectar um breve sinal não confirmado que recebeu o nome WOW!, em 1977. EM 1997 foi fechado dando lugar a um campo de golfe.
  • Projeto SERENDIP - lançado pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, em 1979.
  • Projeto da NASA HRMS: levantamento por microondas em alta resolução (High-resolution Microwave Survey) - lançado pela NASA, em 1982, e interrompido em 1993 quando o congresso dos EUA cortou os recursos.
  • Projeto META mega-canal para exame extraterrestre (Mega-channel Extraterrestrial Assay) - lançado pela Universidade de Harvard em 1985 para pesquisar 8,4 milhões de canais de 0,5Hz.
  • Projeto COSETI (Columbus Optical SETI) - lançado em 1990 como primeira pesquisa SETI para a busca de sinal laser de origem ET.
  • Projeto BETA exame de bilhões de canais extraterrestres (em inglês: Billion-channel Extraterrestrial Assay) - lançado na Universidade de Harvard em 1995.
  • Projeto Fênix - lançado em 1995, continuação dos trabalhos SETI da NASA pelo Instituto SETI.
  • Projeto Argus - lançado em 1996, é o projeto SETI de levantamento de todo o firmamento.
  • Projeto Southern SERENDIP - lançado na Austrália em 1998.
  • SETI@home - disponível desde 1999, programa de proeção de telas para análise de dados usando computadores domésticos. 
Fonte parcial  Astro.if.rgs

Em 1999 Dan Werthimer e David P. Anderson cientistas da California universidade em Berkley, criaram o progeto Serendip então perceberam que os equipamentos ou sejam os computadores que dispunham não era o sufucuente para processar os dados da Antena de Arecibo então viram que era possivel en vez de supercomputadores para analizar os dados poderiam criar um programa e instalar em varios outro pequenos computadores caseiros e estes lhes enviam dados que seriam agrupados e daí  ser processador juntamente, então criaram o programa SETI@home que seria baixado da in ternet e instalado em desktop um programa que roda quando e ativada a proteção de tela dos desktops


O projeto funciona assim:
  1. os dados são coletados na antena de Arecibo em Porto Rico onde o projeto SERENDIP está atualmente sendo executado;
  2. os dados são armazenados em fita ou disco, juntamente com anotações sobre as observações referentes à data, tempo, coordenadas celestes e notas sobre o equipamento de recepção;
  3. os dados são divididos em pequenos lotes (cerca de 107 segundos cada bloco) para uso dos PCs domésticos;
  4. o programa SETI@home no PC do participante baixa um lote de dados dos servidores do computador na Universidade da Califórnia, em Berkeley;
  5. o PC do participante analisa o lote de dados baixado de acordo com os algoritmos existentes no programa SETI@home. São necessárias de 10 a 20 horas para a análise dos dados, dependendo do processador do computador e do tamanho da memória;
  6. ao final, o PC do participante transfere os resultados para os servidores de Berkeley tendo assinalado os possíveis achados da análise feita;
  7. depois de processar os dados, o PC do participante pede nova quantidade do servidor e o processo continua com uma suma de informçoes sendo analizadas pelo instituto de Barkley em seus supercomputadores. 
                                          Tela do programa SETI@home em funcionamento

Análise dos dados da janela SETI@home
A seção de informações do usuário e de dados da tela contém anotações sobre as observações obtidas do lote de dados, além das notas do usuário.


Seção de informações do usuário e de dados da tela do SETI@home


Janela gráfica da tela do SETI@home
A tela gráfica possibilita aos usuários acompanharem o progresso da análise. O programa anota todos os picos observados e repassa essas informações para a Universidade da Califórnia, em Berkeley, para mais análises. Cada conjunto de dados é processado por dois usuários, como forma de certificação. Se um pico passar pelos critérios empregados para considerá-lo como sinal, outros projetos SETI examinarão as coordenadas mais detalhadamente para confirmação da descoberta.
Com o SETI@home, um computador e uma conexão na Internet, qualquer pessoa pode participar do programa SETI. Atualmente o site do SETI@home na Internet tem um milhão de acessos e 100 mil visitantes por dia.

Isto provocou em pouco tempo de vida do programa SETI@home milhares de downloads fazendo que os adeptos deste sistema que voluntariamente ajudavam os pesquisadores da California unirem dados de todo o mundo que seriam analizados por desktops de seus ajudadores, 
BOINC é um programa que o deixa doar tempo inactivo do seu computador à ciência, a projectos como SETI@home, Climateprediction.net, Rosetta@home, World Community Grid e muitos outros.
Depois de instalar o BOINC no seu computador, pode conectá-lo a tantos projectos quantos quiser.
Pode correr este software num computador apenas se for o proprietário ou tiver permissão do mesmo.

                                                               Progeto  Boinc
O programa boinc é um dos derivados do SETI onde você faz o download instala em seu desktop e este por sua véz usa os recursos de seu pc para fazer analizes e enviar-las aos servidores dos criadores do programa .BOINC é seguro, os resultados das pesquisas são liberados a todos, ele é apoiado pela IBM e existem milhares ou milhões de pessoas que já o instalaram, mas, se mais pessoas aderirem, novas pesquisas que ajudam a todos podem ser acelerados.

O que o BOINC faz no Pc?

Ele recebe tarefas, faz cálculos e envia os resultados para serem cruzados com os resultados de outros PCs, esses chegam aos cientistas que terão as melhores opções para fazer testes em laboratório e práticos, isso evita a necessidade de testar coisas desnecessárias ou o cientista gastar seu precioso tempo fazendo cálculos e analisando probabilidades.
BOINC não causa danos, não torna a conexão lenta, não extrai dados do computador; apenas usa o tempo ocioso do computador.

O software é configurado para perceber quanto pode ser usado do seu processador sem comprometer o desempenho, por exemplo: se a pessoa abrir varias janelas ou programas; BOINC diminuirá o próprio "ritmo", de modo à não atrapalhar.

A instalação geralmente é fácil, não requer configurações, porém tem opções para que o usuário diminua ou aumente o espaço em disco a ser usado, etc.

BOINC não abre janelas e nem fica emitindo alertas, assim como o site worldcommunitygrid.org e não modifica configurações do seu Pc ou navegador.

Fonte parcial  Blogfoitestado



Download BOINC
6.12.34 para Windows (7.33 MB)

Requisitos de Sistema | Notas de lançamento | Ajuda | Todas as versões | Historial da versão
BOINC manager
BOINC project
BOINC project
Apesar de muitos investimentos e anos de pesquisa nenhum dos cientistas ou base de pesquisa conseguiu provar algo de concreto com vida  fora do nosso sistema, tanto o SETI quanto outros progetos !, porém mesmo não tendo nada de concreto os pesquisadores continuam em busca de informaões que provem a vida fora do planeta ou alguma verdade que poderia assombrar a populaçao como uma prova de vida extraterrena. Se você quer fazer parte desta possivel descoberta baixe o aplicativo e saiba mais sobre este progeto que intriga a nós todos mesmo que em carater de curiosidade. 

Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre