Vitaminas

vitaminas,polivitaminicos,frutas,verduras,saúde


As vitaminas são de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente, porque ajuda a evitar muitas doenças.Uma das principais fontes de vitaminas são as frutas com ampla diversidade nos dão a maioria de tipos diferentes de vitamina e passando por legumes e verduras as quais também são de importancia equivalente, sem as vitaminas as quais o corpo humano precisa e seu organismo não as produz., porem nao vivemos sem elas por muito tempo, seria impossivel ter boa saúde e até execultar tarefas básicas, pois sem as vitaminas presente no corpo ficariamos doentes e o corpo perderia rapidamente a capacidade de reagir contra um simples resfriado. abaixo iremos abranger mais sobre assuntos relacionados as vitaminas. 



Adquiridas atravéz de ingestão seja de frutas legumes bebidas frutas em alimentos comuns elas estão em tudo que comemos e bebemos, logicamente em quantidades muito diferente de um alimento para outro, subdividias em categorias estas vitaminas são responsáveis por todo o suporte ao nosso corpo e provê recursos para que o ser humano alcance seus objetivos.Nem todas as vitaminas provem de verduras carnes e legumes O sol por exemplo e fonte de Vitamina D no corpo.Sempre que possível, tomar o sol da manhã, entre 7 e 9 horas.Fora deste horário pode´riamos ficar muito expostos a raios U V A e UVB .

Tipos de vitaminas
Estão dividas por letras assim sabemos para que servem e em oque pode nos auxiliar .
Veja a tabela abaixo
                                                    Tabela de vitaminas

Vitaminas
Fontes Doenças provocadas pela carência (avitaminoses) Funções no organismo
A fígado de aves, animais e cenoura problemas de visão, secura da pele, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculos renais combate radicais livres, formação dos ossos, pele; funções da retina
D óleo de peixe, fígado, gema de ovos raquitismo e osteoporose regulação do cálcio do sangue e dos ossos
E verduras, azeite e vegetais dificuldades visuais e alterações neurológicas atua como agente antioxidante.
K fígado e verduras de folhas verdes, abacate deficiência na coagulação do sangue, hemorragias. atua na coagulação do sangue, previne osteoporose, ativa a osteocalcina (importante proteína dos ossos).
B1 cereais, carnes, verduras, levedo de cerveja beribéri atua no metabolismo energético dos açúcares
B2 leites, carnes, verduras inflamações na língua, anemias, seborréia atua no metabolismo de enzimas, proteção no sistema nervoso.
B5 fígado, cogumelos, milho, abacate, ovos, leite, vegetais fadigas, cãibras musculares, insônia metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares
B6 carnes, frutas, verduras e cereais seborréia, anemia, distúrbios de crescimento crescimento, proteção celular, metabolismo de gorduras e proteínas, produção de hormônios
B12 fígado, carnes anemia perniciosa formação de hemácias e multiplicação celular
C laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, manga escorbuto atua no fortalecimento de sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo intestino.
H noz, amêndoa, castanha, lêvedo de cerveja, leite, gema de ovo, arroz integral eczemas, exaustão, dores musculares, dermatite metabolismo de gorduras, 
M ou B9 cogumelos, hortaliças verdes anemia megaloblástica, doenças do tubo neural metabolismo dos aminoácidos, formação das hemácias e tecidos nervosos
PP ou B3 ervilha, amendoim, fava, peixe, feijão, fígado insônia, dor de cabeça, dermatite, diarréia, depressão manutenção da pele, proteção do fígado, regula a taxa de colesterol no sangue 

Frutas e verduras estes são indicados como as que nos dão a maior quantidade e variedade de vitaminas e pode evitar doenças graves como a Avitaminose  A avitaminose é um termo usado na medicina para indicar a falta ou deficiência de vitaminas no organismo de um indivíduo. 
A avitaminose é causada pela ingestão de uma alimentação pobre em vitaminas. A avitaminose pode apresentar como conseqüências o desenvolvimento de várias doenças. A falta de vitamina C, por exemplo, pode provocar uma doença conhecida como escorbuto.Por isso, é importante realizarmos uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, pois são nestes alimentos que encontramos grande parte das vitaminas necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo.
Como a base alimentar do Brasileiro e arroz e feijão de norte a sul do país  e cada região adota um cardápio diferente,você sabia que o Brócolis possui mais cálcio que o leite ?  Que a Abobrinha possui poucas calorias e é rica em vitaminas do complexo B.. ?! vamos listar abaixo uma fruta desconhecida que possue alto valor de vitaminas C . 
Camu-camu 
Todos somos sabedores que a Laranja e a acerola são as mais fortes fontes de vitamina C porem esta fruta chamada camu-camu  originária do Peru  e agora cúltivada em regioes alagadas da amazonia   .Tradicionalmente indicada como importante fornecedora de vitamina C, a laranja passou bastante tempo sendo a prescrição mais popular para aumentar a resistência do organismo. Depois, com o crescimento do consumo da acerola, essa fruta perdeu seu posto. Afinal, com um teor de vitamina C entre 1 g e 1,3 g para cada 100 g de polpa, a acerola passa voando sobre os cerca de 0,52 g para cada 100 g de laranja.
Mas as pesquisas feitas com o camucamu encontraram teores ainda mais impressionantes dessa vitamina, pois, em média, cada 100 g da polpa de camu-camu contém 2,5 g de vitamina C. Já foram encontradas concentrações superiores a 6 g nessa mesma quantidade. Com um teor de vitamina C que geralmente é o dobro da acerola e seis vezes mais do que a laranja, essa bolinha de gude tem a força de um canhão.
a vitamina C precisa ser ingerida. Suas inúmeras funções vão desde o fortalecimento da imunidade até a síntese dos ácidos biliares . Além disso, exerce um papel antioxidante, atenuando a ação dos radicais livres e contribuindo, assim, para evitar doenças crônicas.
Compare a quantidade de vitamina C presente em outros alimentos ricos nesse micronutriente.
Alimento                                                                                Quantidade ( g/100g )
Groselha preta                                                                          0,2
Salsa crua                                                                                 0,2
Goiaba enlatada                                                                        0,18
Pimentão cru                                                                             0,127 a 0,165
Brócolis cru                                                                               0,11
Couve-de-bruxelas cozida,cebolinha,agrião                                  0,06
Morango, lichia                                                                          0,06
Repolho roxo cru                                                                       0,057
Laranja, Limão                                                                           0,052
Tangerina                                                                                   0,042
Suco de laranja pasteurizado, couve-flor cozida                          0,038
Alho, suco de uva pasteurizado                                                   0,03
Abacaxi,acelga cozida, tomate cru                                               0,018 
FONTE: ISOLDA PRADO MADURO, MÉDICA NUTRÓLOGA E PROFESSORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

                                            As vitaminas se classificam em dois tipos:

1- Hidrossolúveis

2- Lipossolúveis

Vitaminas Hidrossolúveis :
-B 1
-B 2
-B 6
-B 12
-Biotina
-Ácido Pantotênico
-Niacina ou então Fator PP (PP de previne pelagra)
-Ácido Fólico
-C ou ácido ascórbico
-Bioflavonóides


Vitaminas Lipossolúveis

Vitamina A

-Principais funções:
-Evita a cegueira noturna
-Reforça o sistema imunológico
-Supõe-se ter efeito na preveção de certos tumores.
-Função oxidante.Fixa-se aos chamados radicais livres.Os radicais livres têm efeito nocivo para as células e são tidos como causadoresde ;
-arterioesclerose
-catarata
-,tumoresdoenças da pele
-doenças reumáticas
Acima tratamos de vitaminas e suas principais funçoes no corpo humano, devemos salientar que precisamos não so de frutas legumes sol feijão ou arroz para nossa saúde como outros fatores importantes que naõ foram trtados aqui devido a vastidão de itens, e também  a carencia de vitamina varia de acordo com cada indivíduo e somente uma avaliaçao médica poderá dizer com precisasão de qual possivel vitamina ou suplemento alguem pode precisar, sendo assim um médico o único abilitado a identificar qual tipo de tratamento vitamínico ou reposição um indivíduo precisa.

Leia também sobre  Anabolizantes

Postar um comentário

Seja coerente em seus comentários mesmo livre de moderação seu comentário pode ser excluido caso contenha palavrões ou conter palavras de baixo calão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre